Ajudas naturais que ajudam a dormir melhor

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Atualizado el22 de novembro de 2017, 19:09

Os distúrbios do sono podem ser produzidos por diferentes causas, mas os nervos e o stress são os principais responsáveis.

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A recomendação de nosso especialista em medicina natural, Javier Mansa, é consultar com um especialista para saber que motivos pode ter. Resolver a causa que origina a insônia é a base para resolvê-lo.

De todas formas, as terapias naturais oferecem ferramentas eficazes para cada situação. Oferecemos várias alternativas, dependendo de seu caso.

SUPLEMENTOS que ajudam a relaxar

  • Sango coral. É um coral marinho com uma composição mineral completa (cálcio, magnésio, entre outros nutrientes), o que ajuda no equilíbrio dos ciclos do sono. Pode ser especialmente útil em casos de insônia com a fadiga, inquietação na cama, formigamento ou rampas nas pernas. Recomenda-Se de 500 a 1.500 mg ao dia com as refeições, em períodos de 1 a 3 meses, e descansar. É sempre de evitar, em casos de insuficiência renal, ou em pessoas propensas para as pedras de rim.
  • Taurina. É uma substância natural com propriedades calmantes, ao inibir a excitação nervosa. Ajuda a reduzir a hipertensão arterial e melhora a atividade do coração. Recomenda-Se de 500 a 1.000 mg por dia, dividido em 1 a 2 tomadas após as refeições. Não se deve tomar de cada vez que medicamentos com ácido acetil salicílico (aspirina ou similar), nem por pessoas com gastrite ou úlceras digestivas, gravidez ou lactação.
  • Triptofano e 5-HTP. São substâncias naturais que aumentam os níveis cerebrais de serotonina, um neurotransmissor que melhora os ciclos naturais do sono. Utilizam-Se de 400 a 800 mg de triptofano, ou 200 a 400 mg de 5-HTP, de uma forma mais ativa. Tomam-Se 20 minutos antes das refeições. Você deve evitar se tomam antidepressivos.
  • Melatonina. Esse hormônio participa no ciclo natural do sono, e apesar de não ser uma substância estritamente natural, tem sido usada durante anos como uma alternativa segura, sem efeitos colaterais importantes. Emprega-Se em qualquer tipo de insônia, especialmente durante as estações de outono e inverno. Recomenda-Se tomar de 0,9 a 1,9 mg cerca de 30 minutos antes de ir dormir.

PLANTAS anti-insônia

  • Papoula da califórnia. É usada como insônia, ansiedade e medos, por suas propriedades ansiolíticas, sedativas e relaxantes. Tomada de 250 a 500 mg, 30minutos antes de ir dormir. Evita durante a gravidez ou a amamentação, e a insuficiência respiratória.
  • Espinheiro-branco. As flores são usadas como calmante suave, que ajuda a melhorar a qualidade do sono. Muito interessante em pessoas com hipertensão leve não medicada. É usado de 250 a 500 mg de extrato seco (ou a decocção de suas flores) 30 minutos antes de dormir. Não é aconselhável se estiver medicado por doença cardiovascular.
  • Lúpulo. Entre seus efeitos estão os sedativos, hipnóticos, anti-espasmódicos (reduz os espasmos musculares e reduz a hiperatividade. Muito interessante a insônia que acompanha os transtornos da menopausa (ansiedade, ondas de calor, etc.). Utilizam-Se de 200 a 350 mg de extracto seco 30 minutos antes de ir dormir. Tomar em períodos curtos (1 a 2 semanas), não exceder as doses descritas. Deve ser evitada durante a gravidez e a amamentação, e a insuficiência respiratória.
  • Melisa. É antiespasmódico (reduz os espasmos musculares), e sedativo. É usado nos distúrbios do sono com sintomas musculares (formigamento, rampas ou contraturas), ou perturbações digestivas. É usada em infusão de suas folhas (1 colher de sopa rasa de suas folhas secas, por copo de água) ou em extrato. Deve ser evitado se há distúrbios na tireoide.
  • Pasiflora. Suas flores com efeitos sedativos, relaxantes e hipnóticos, reduzem a excitabilidade do sistema nervoso, facilitando o sono. Tomar como decocção (1 colher de sopa rasa de suas flores secas, por copo de água) ou extrato (250 a 500 mg por dia).
  • Valeriana. Sua raiz tem virtudes relaxantes e sedativas que melhoram a qualidade do sono. Recomenda-Se tomar de 300 a 900 mg de raiz, 30 minutos antes de ir dormir. Não há que tomar doses altas durante mais de 2 semanas.

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