benefícios do chocolate para o coração

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Atualizado el20 de julho de 2018, 22:40

Se você queria uma desculpa para tomar chocolate sem remorsos a ciência encontrou uma razão a mais.

O chocolate preto, quando é tomada de forma moderada, não é apenas um prazer para o paladar, mas que tem muitas virtudes para a saúde, tal como comprova o número crescente de estudos que estão sendo feitos sobre este alimento.

E entre os seus principais benefícios está o efeito positivo que tem sobre a saúde cardiovascular e cerebrovascular. Estes dois exemplos (isnad):

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DIETA

  • Uma pesquisa da Universidade Estadual de Louisiana (EUA). UU.) demonstrou que consumir de forma regular chocolate com alto teor de cacau reduz o risco de infarto a longo prazo.
  • Outro estudo sueco mostrou que as mulheres que consumiam 20 onças de chocolate por semana tinham um risco 20% menor de acidente vascular cerebral.

Por que é tão bom para o coração?

Este efeito protetor é um resultado de sua alta concentração de polifenóis. De acordo com o Dr. Ramón Estruch, que investiga os benefícios deste alimento no Hospital Clínic de Barcelona, “trata-se de umas substâncias que a via do mevalonato produz as plantas para se proteger contra as secas e as pragas, e quando as utilizamos, nós também podemos nos beneficiar de uma protecção. Em particular, os polifenóis têm uma acção antioxidante e anti-inflamatória no nosso organismo”.

Isto é especialmente importante ao nível cardiovascular, já que ajudam a:

  • Melhorar a resistência à insulina e diminuir o risco de desenvolver diabetes.
  • Reduzir lhe colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o bom (HDL).
  • Baixe ou moderar a pressão arterial.
  • Diminuir a inflamação do tecido cardiovascular e protegê-lo da deterioração, reduzindo o risco de infarto, derrame e morte súbita.
  • Aumentar o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, o que potencializa a memória e proteger a saúde cognitiva.

outros benefícios do cacau

  • Tem um leve efeito estimulante, graças ao seu teor de teobromina, e pode melhorar o seu humor.

Isto é assim porque entre os seus componentes, também se encontra o triptofano, um aminoácido essencial, precursor da serotonina (neurotransmissor que intervém em processos relacionados com o estado anímico).

  • E também é rico em magnésio e vitamina B6, os quais são nutrientes que favorecem ainda mais a síntese desse neurotransmissor.
  • Do mesmo modo, o chocolate contém feniletilamina, substância que estimula a atividade neural em regiões do cérebro relacionadas ao prazer.

quanto chocolate posso comer?

Apesar de suas muitas virtudes, o chocolate apresenta o inconveniente de que é um alimento muito calórico:

  • 100 g de chocolate preto equivalem a cerca de 570 kcal, devido ao seu alto teor em gorduras e açúcares.

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Ginecologia

Por isso, para aproveitar seus benefícios e evitar os seus efeitos indesejáveis (seu abuso leva ao excesso de peso), é fundamental que o tome com muita moderação e escolha o melhor para a saúde, ou seja, o chocolate preto amargo (com mais de 70% de cacau), sem leite nem açúcar.

O ideal é tomar um máximo de 1 ou 2 onças por dia (entre 20 e 40 gramas por dia). Se você fizer assim, aproveite todos os seus benefícios e manter o seu peso, e a listra.

Por que não todos os chocolates são iguais

Quanto maior for o seu teor de cacau (cacau ou pasta de cacau), maior será o seu teor de flavonóides e, portanto, será muito mais saudável.

A quantidade mínima de cacau, que contém um chocolate concreto vem indicado no rótulo do produto em forma de porcentagem de cacau (por exemplo, 70% de cacau).

  • O chocolate ao leite contém muito menos quantidade de cacau que o preto e, portanto, menos substâncias antioxidantes. Em troca, leva a uma maior percentagem de gorduras saturadas (manteiga de cacau e as adicionadas de leite) e de açúcares.
  • Quanto ao chocolate branco), não contendo cacau ou pasta de cacau, já que é feito apenas com manteiga de cacau, leite em pó, açúcar e lecitina de soja. Portanto, traz muitas gorduras e açúcares, mas nenhuma das substâncias antioxidantes que contém o cacau, e, claro, de nenhum dos seus benefícios.

Se quero controlar o peso… o tomo com estévia?

O chocolate, além de gorduras, normalmente contém uma percentagem elevada de açúcar e, claro está, isso também influencia o elevado valor calórico este produto.

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Nutrição

Alguns fabricantes têm substituído a adição de açúcar por adoçantes artificiais (como o maltitol), ou por outros, de origem natural, como a estévia. Este último é mais saudável e não possui calorias, mas, como o chocolate é rico em gordura, embora não contenha açúcar continuará a ser muito calórico.

mais preto, menos açúcar

Na hora de comprar chocolate tenha sempre em mente que quanto mais negro e amargo for o chocolate, menor a quantidade de açúcar terá.

  • Por isso, se você optar por tomá-lo preto com estévia, não caia no erro de tomar mais do que a dose recomendada (1 ou 2 onças), já que se você abusar dele sim afetará o seu peso.

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