como cuidar dos pés para fazer o Caminho de Santiago

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Atualizado el22 de junho de 2018, 15:58

Caminhar é muito saudável e fazê-lo nas férias, uma boa recomendação. Por isso, entre muitas outras razões, o Caminho de Santiago é uma das opções de passeio que mais vem crescendo. A gente se prepara nas entrelinhas e , às vezes, esquece-se que os pés são os grandes protagonistas.

“Os pés são uma das partes do corpo que mais sofre durante aquelas longas marchas, devido a que são submetidos a esforços incomuns”, lembra o doutor Borja Pérez Serrano, presidente do Colégio de Podólogos da Galiza.

Por isso, é importante ter em conta determinadas práticas, tanto antes como durante e depois das rotas.

como preparar “o caminho”

Um erro comum é começar a viagem sem uma preparação prévia. Encorajam-nos amigos e apontam para sair em grupo sem pensar antes o que representa. Dar conselhos concretos é difícil, uma vez que depende da forma física e habituado que está um a caminhar.

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EXERCÍCIO

Como regra geral, uma pessoa saudável, de entre 30 a 45 anos deve praticar durante duas ou três horas ao dia a dia durante uma ou duas semanas antes. Isso tendo em conta que se faz das etapas, conforme recomendado, que são cerca de 25 quilômetros por dia, em cerca de 6 horas.

Também depende do curso programado, há zonas onde as fases são montanhosas mais caras e outras de terreno plano. Há que ter em conta o percurso, sobre todos os “novatos” neste tipo de partidas.

PASSAR PELO PODÓLOGO PRIMEIRO

Se fizermos uma revisão no carro antes de empreender uma viagem, há que se aplicar a mesma regra quando o veículo é você mesmo.

“Você tem que visitar a consulta de um profissional de podologia devidamente titulado e colegiado diante de qualquer dúvida”, aconselha o dr. Pérez Serrano.

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Vida saudável

  • É uma norma especial apropriado no caso de já antes você tenha tido algum problema de pés, como excesso de transpiração, fungos ou helomas (um tipo de calos, provocado pela pressão do calçado).
  • Além disso, o especialista pode evitar que apareçam em seguida dores. “Analisando o seu passo, pode ver se há algum problema em sua forma de andar”, acrescenta o médico. No dia-a-dia não é evidente, mas que em uma série de caminhadas diárias pode passar factura.

O QUE CALÇADO É O CERTO?

Ponte botas de trekking ou de montanha. “São as mais versáteis para os diferentes tipos de terreno que vai encontrar”, explica o podólogo.

No entanto, se você pode levar um calçado esportivo de reposição, para os troços de estrada, melhor.

  • É importante que o calçado ajuste bem ao pé, o que não significa que deva pressioná-lo. “Em calçado desportivo é conveniente comprar um número ou um número e meia a mais do que o habitual”. Ou seja, se calças 40, escolha as sapatilhas do 41.
  • Para saber se ganha o número certo, uma forma de verificar isso é de tirar o modelo interno e colocá-la no chão. Põe o pé em cima. Deve sobrar um dedo da mão por diante. Isso permite mover os pés ao andar.

DICAS PARA A MARCHA

  • Não vá de estreia. Use sapatos e meias normais, os que você já está acostumado.
  • Corta as unhas ajustándote a forma das mesmas e sem deixar picos.
  • Desde a noite anterior à viagem, hidrata os pés com o creme.
  • Evite lavar os pés com água quente antes de rota já que favorece o aparecimento de bolhas.
  • Anda relaxado. Não tente converter o caminho em uma competição para queimar etapas cada vez mais longas.
  • Usa bastões para ter mais estabilidade.
  • Descansa entre 5 e 10 minutos a cada hora.
  • Protege os ros, se os houver, e com curativos.

UMA MASSAGEM DE FINAL DE ESTÁGIO

Ao terminar a caminhada diária, lava e examina bem os pés após secagem convencional para detectar possíveis alterações. Por exemplo, o princípio de bolhas. Se não as controla, no dia seguinte podem te impedir de terminar o curso.

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Alívio rápido

Realiza alongamentos da musculatura dos pés:

  • Com a planta do pé no chão, levanta os dedos e bájalos dez vezes.
  • Coloque uma garrafa ou uma bola de borracha no chão e faça-a rolar com a planta dos pés.
  • Rode o pé em círculos, primeiro à direita e depois à esquerda.
  • Abre as pernas e estírate até que notes que tiras de gêmeos.
  • Coloque os pés para cima e dê uma massagem com as mãos. Aproveite para colocar o creme hidratante.

Se você seguir estas dicas, no dia seguinte, estará em perfeitas condições para uma nova etapa. Os pés podem se recuperar do esforço em uma única noite.

No entanto, não deixe passar qualquer desconforto e vai para uma consulta. “A dor de pés não deve ser ignorado”, conclui o dr. Pérez Serrano.

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